7 dicas para economizar na compra do primeiro automóvel

Existem maneiras de economizar na compra do primeiro automóvel como planejar o que será adquirido. Saiba como ter o carro tão sonhado sem gastar mais do que possui.

Da Redação


Ter autonomia para se locomover nas grandes cidades, muitas vezes é sinônimo de ter um veículo. A questão é como economizar na compra do primeiro automóvel sem se endividar e ter gastos surpresas.

O planejamento e atenção aos detalhes são maneiras de evitar problemas, porém, é preciso saber o que está fazendo. Para que consiga comprar seu primeiro carro sem ter problemas financeiros, confira essas dicas.

1 Faça bons investimentos

É possível que muitas pessoas não entendam como investir pode ajudar a economizar na compra do primeiro carro. É comum juntar dinheiro para dar uma entrada maior ou pagar o carro à vista. Quando isso é feito o valor total diminui.

Um bom investimento garantirá que tenha melhores rendimentos e que o dinheiro para compra seja maior, isso renderá um bom desconto. Nesse caso vale investir em opções seguras que garantam um melhor retorno financeiro no tempo programado para adquirir o carro.

2 Considere o consórcio

Quando a compra do primeiro veículo é planejada, se busca alternativas que ajudem a pagar menor por ele. Se não possui o valor à vista, então recorrer ao pagamento parcelado é a melhor opção.

O financiamento é válido para quem precisa do carro imediatamente, porém, os juros cobrados faz com que se pague quase o dobro do valor real do carro. O consórcio é uma alternativa mais econômica, pois não possui juros, apenas taxas administrativas.

Nesse caso, apesar de demorar um pouco mais para ter o carro, a economia na compra é bem grande, se comprar as opções poderá perceber que o consórcio lhe poupará um bom dinheiro.

3 Pesquise muito

Pode parecer bobagem, mas, existe uma grande diferença de valor de uma concessionária para outra. Se pretende comprar um veículo 0km, vale a pena negociar em diferentes locais para ter acesso ao melhor preço.

No caso de um carro usado, consulte a tabela FIPE e também pesquise muito. Apesar disso exigir um pouco mais de tempo, garantirá que comprará o carro com o melhor valor. A economia final pode ser bastante significativa.

4 Calcule o preço do seguro

O seguro será algo fundamental para proteger o seu carro, e antes de comprar o veículo é preciso levar ele em consideração. Como ele possui um valor a ser pago anualmente, uma dica é pesquisar pelos veículos menos roubados e contratar apenas as coberturas essenciais.

Opte por um seguro que caiba no seu bolso junto com as parcelas do veículo. O preço da proteção deve ser justo. Então, ao optar por um seguro auto barato, este deve oferecer as coberturas que você mais precisa. Assim, poderá andar mais tranquilo com o carro que tanto lutou para conquistar.

5 Faça um planejamento

Se planejar é o segredo para conseguir comprar itens de maior valor sem se endividar. É preciso conhecer quais são os rendimentos e despesas mensais. Com base neles saberá quanto poderá investir todo mês ou o valor máximo que poderá pagar nas parcelas.

Reveja os gastos com despesas desnecessárias e os reduza. Ao fazer isso terá um pouco mais de dinheiro para investir no carro todo mês. Com uma quantia maior mensal, poderá juntar rapidamente o valor total para pagar à vista.

Outra possibilidade é quitar valores mensais do financiamento ou consórcio maiores. Dessa maneira pagará menos juros ou taxas.

6 Alinhe os acessórios com as necessidades

É tentador ter um carro completo com todos os itens tecnológicos que estão disponíveis. Entretanto, quanto mais itens e acessórios tiver no carro, mais caro ele será.

A ideia é economizar na compra do primeiro automóvel, por isso, a necessidade deve se sobressair aos desejos. Saber quais deles são úteis e quais dispensáveis, ajuda a ter uma escolha mais consciente.

Quanto menos itens tiver o carro, mais barato ele tende a ser. A escolha deve levar isso em consideração sem que se abra mão do conforto.

7 Considere os gastos com manutenção

Esse é um item que precisa ser muito bem analisado por quem compra um carro seminovo ou usado. Para quem está comprando um 0km essa conta costuma ficar mais fácil, já que as revisões possuem preço fixo na grande maioria das vezes.

Já os usados, após serem adquiridos precisam passar por uma revisão completa e, muitas vezes, com substituição de peças. Esses custos iniciais com oficina devem ser levados em consideração e entrar nos cálculos.

De nada adianta economizar na compra do primeiro automóvel, se na sequência será preciso gastar 1/3 dele com manutenção. Perceberá que o investimento não valeu a pena e saiu mais caro que o imaginado.

Com um bom planejamento, contas bem feitas e consciência é possível economizar na compra do primeiro carro. Ao fazer isso é possível adquirir um bem tão sonhado e não noites mal dormidas por causa de dívidas.  Com Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!